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"Não podemos produzir tanto conhecimento e limitá-los a artigos científicos. A educação ambiental e a divulgação científica estão aí para fazer essa ponte com a sociedade."

Natalie Freret-Meurer

Educação Ambiental

O campo da Educação Ambiental surgiu no final do século XX como uma resposta ao reconhecimento de uma crise ambiental e a necessidade de mudanças. Com o tempo, foi assumindo seu caráter plural, havendo várias possibilidades de práticas e caminhos a serem percorridos em busca de seus objetivos. Em nosso projeto, propomos uma diversidade de práticas educativas pensadas para diferentes públicos e espaços de educação, tanto na forma de projetos a longo prazo como por meio de atividades mais pontuais, que mesclam atividades com foco de sensibilização e despertar de consciência ambiental, como em uma perspectiva de caráter

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Atividade na APA Orla  Marítima, Rio de Janeiro.

                                                                                                socioambiental. 
Nossas ações de curta duração têm como objetivo geral apresentar o universo dos cavalos-marinhos para o público leigo. Por meio de ferramentas diversas, levamos noções da biologia e ecologia dos animais, informações sobre seu habitat e a proximidade com as pessoas, principais ameaças às espécies e possibilidades de reverter a situação atual de risco, de forma individual e coletiva. O projeto possui hoje cinco modalidades principais de atividades educativas de carga horária pequena, que variam com relação aos espaços de educação em que são executados e suas condições estruturais, o público presente e, claro, os objetivos específicos da atividade:

1. Visitas escolares: construímos parcerias com várias escolas dos municípios em que trabalhamos com o monitoramento das populações de cavalos-marinhos. Neste espaço formal de educação, pensamos a atividade e definimos as estratégias em diálogo com a equipe pedagógica da instituição, alinhando os objetivos, sempre considerando a faixa etária e tempo determinado. É possível realizar tanto palestras com foco na biologia, quanto dinâmicas e brincadeiras mais lúdicas. Quer ser uma escola parceira e receber uma visita nossa? Entre em contato

2. Visitas ao nosso laboratório: algumas escolas ficam tão encantadas com nosso trabalho que querem conhecer mais de perto e vêm visitar nosso laboratório de pesquisa! Nesse espaço, os estudantes podem experimentar a sensação de ser pesquisador por um dia, observando os cavalos-marinhos vivos, percebendo detalhes de sua anatomia, de seu comportamento, e até mesmo participando do processo de alimentação deles! Também é possível agendar visitas individuais ou grupos não-escolares, entre em contato!

 

3. Atividades ao ar livre, em Unidades de Conservação (UCs) e praias:  trabalhamos em parceria com algumas instituições, estando presentes em ações com objetivo de sensibilizar o público para questões ambientais. Alguns exemplos são mutirões de limpeza de praia e atividades de educação ambiental diversas. Convide a gente!

 

4. Feiras e eventos: ao longo de todo ano, você pode conhecer mais sobre os cavalos-marinhos e o trabalho do projeto visitando nosso stand em diversas feiras e eventos de divulgação da ciência, meio ambiente ou cultura oceânica, como Sábado da Ciência (ECV); Semanas de Biologia; ações de Bandeira Azul de diversos municípios. A cada ano, nossa exposição é planejada, almejando encantar e ser compreendida por um público bem diverso! Em 2023, você poderá experimentar alguns desafios que os cavalos-marinhos vivem diariamente e perceber como todos estamos conectados! Quer nosso projeto participando de seu evento? Chame a gente!

 

5. Mídias Sociais: claro que também estamos atuando nesse espaço tão etéreo e tão presente em nossas vidas cotidianas! Além do nosso site, pelo qual você já está navegando, pode também mergulhar em nossa página do Facebook e Instagram. Considerando o tempo como o principal fator limitante para o interlocutor nesse espaço quase informal, elaboramos textos curtos aliados a imagens mais simples e diretas, que permitam a compreensão de alguns pontos estratégicos relacionados ao cavalo-marinho e/ou ao projeto. Publicamos informações sobre os cavalos-marinhos, curiosidades, ameaças, dicas, sugestões cotidianas, dia-a-dia do projeto, notícias e muito mais! Segue a gente!

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Hora de descontrair!

Também produzimos alguns jogos que tem o cavalo-marinho como mote, uma forma de aproximar o público infantil principalmente desse ambiente. Quer jogar? Clique aqui!

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1a Reunião da Rede de Pesquisa Brasileira  de Cavalos-Marinhos

Além da atuação nesses espaços para público diverso, também promovemos eventos voltados para o público especializado - pesquisadores, estudantes, comunidade e comunidade acadêmica. Alguns encontros, congressos e seminários de pesquisa sobre os cavalos-marinhos foram realizados (e já temos mais um sendo planejado), com o objetivo de difundir o conhecimento produzido e desenvolvermos coletivamente essa área. Fruto desses encontros é a Rede de Pesquisa Brasileira de Cavalos-Marinhos (RPBCM) que você pode conhecer mais aqui

"Atuação em rede pode ter o resultado multiplicado"
Natalie Freret-Meurer

Ações e atividades pontuais podem ser executadas em poucas horas, mas serem lembradas por anos e fazerem parte de tomada de decisões importantes. Mas acreditamos que é essencial, necessário e importante promover projetos de longo prazo, especialmente com as comunidades humanas mais vulneráveis ligadas ao ambiente marinho, nosso foco de trabalho. Ao longo dessas duas décadas, fomos ampliando nossas frentes de trabalho com seres humanos. Adoramos o mar, adoramos mergulhar, adoramos observar e estudar os cavalos-marinhos. Mas há muito tempo percebemos que isso não é suficiente. Quando levantamos a cabeça para respirar, e olhamos para fora d'água, o ambiente é bem diferente. (Às vezes é lá que falta ar). Aprendemos muito olhando para o fundo, mas muito conhecimento importante vem da areia, do barco, para onde vamos tendo um olhar cada vez mais profundo. Em campo, muitas vezes sai a nadadeira do pé e entra um par de chinelos. E vamos conversar com quem mais entende de mar: os pescadores. 

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Ação da equipe na limpeza das redes dos pescadores da Z-13

Hoje, existem parcerias com algumas colônias de pescadores. Esses profissionais são nossos aliados nessa luta pela conservação dos cavalos-marinhos. Vários homens e mulheres dos mares do Estado do RJ mantém contato constante com o projeto, informando, denunciando, perguntando e promovendo novas conexões. Em breve, iniciaremos um percurso de capacitação de educadores ambientais da Colônia de Pescadores Z-13, que irá atuar em parceria contínua com o Projeto. Na mesma colônia, está prevista a realização de diversas oficinas de arte-educação, além de atividades com foco no empreendedorismo feminino. A partir da estabilização dessas atividades na capital, a intenção é expandir para os demais municípios e zonas pesqueiras.

Todas essas propostas têm como objetivo, além da conservação dos cavalos-marinhos, promover uma mudança de olhar para uma convivência harmônica com a natureza, fomentando uma natureza saudável para uma sociedade saudável e buscando colocar em prática a Saúde Única nas áreas que atuamos.

Nossas ações para as demandas globais

DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA

2) Oceano saudável e resiliente:

Estudamos as populações de cavalos-marinhos e organismos que compõem os ecossistemas de costões rochosos, de maneira que possamos fomentar políticas públicas para conservação ambiental.

3) Oceano produtivo:

Trabalhamos junto às comunidades de pesca e de turismo, propondo e capacitando-os em relação às melhores práticas de suas atividades, de maneira que possam reduzir o impacto sobre o meio ambiente e que os recursos se tornem sustentáveis ao longo do tempo.

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Em 2017 foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que está sendo realizada desde 2021 até 2030. A proposta nasceu a partir da Agenda 2030 e seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 14 _- Vida na Água, que visa conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e seus recursos. Saiba mais sobre a década aqui.

Veja como nosso projeto se insere nos resultados esperados:

1) Oceano limpo:

Atuamos em ações de limpeza de praia, qualificando e quantificandos os resíduos, de maneira que possamos identificar as melhores formas de trabalhar os 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

4) Oceano previsível:

O conjunto de dados que estamos levantando ao longo do tempo permitirá que sejam feitos modelos para identificar e prever o impacto de ações sobre as populações de cavalos-marinhos, facilitando a proposição de alternativas mais sustentáveis.

Ação de limpeza de praia da Rede Biomar

5) Oceano seguro:

Atuamos junto a empresas para que possamos propor melhores práticas em suas atividades, reduzindo seu impacto sobre o oceano e, consequentemente, sobre o cavalo-marinho.

6) Oceano acessível:

Desenvolvemos atividades de educação ambiental que permitem o acesso de todos ao conhecimento sobre os dados que geramos sobre cavalos-marinhos, incluindo participação nos mergulhos de monitoramento.

7) Oceano inspirador e envolvente:

Nossas ações de educação ambiental são pautadas no processo de sensibilização das pessoas, para que os cavalos-marinhos sejam uma inspiração de respeito às diferenças e à diversidade de todos, desenvolvendo um amor e encantamento pelo oceano e por tudo que nele vive e que dele depende.

"A ciência que precisamos para o oceano que queremos"
Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu em 2015 uma agenda global para elaboração e implementação de políticas públicas que guiarão a humanidade até 2030. Essa agenda foi composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre eles, nosso projeto contempla os ODSs 4, 5, 11, 14, 16 e 17.

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Objetivos com participação do projeto

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Imagem: Amanda Vaccani

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