top of page
IMG_5155.jpg

"A sabedoria caiçara, muitas vezes, revela dados que a ciência pode demorar anos para descobrir."

Natalie Freret-Meurer

Imagem: Natalie Freret-Meurer

Etnobiologia

A etnobiologia é uma ciência baseada no conhecimento tradicional de um determinado povo ou grupo de pessoas sobre plantas ou animais. Esse conhecimento pode estar associado à relação do organismo com o meio ou à interação humana com ele. As comunidades tradicionais, como caiçaras e quilombolas, possuem uma rica cultura, vivência e conhecimento sobre a natureza, muitas vezes contribuindo imensamente na ampliação das informações sobre determinadas espécies e dando direcionamento às pesquisas conduzidas por cientistas.

HPM1 (3).jpg
Roda de Conversa Z13.jfif

Roda de conversa na colônia de pesca Z13

O projeto vem trabalhando desde 2021 com a colônia de pesca Z13, coletando informações de captura acidental de cavalos-marinhos na pesca artesanal, além de dados sobre a biologia desses animais como percepção do período de ocorrência, sexo, cor, ambiente em que vive, locais de maior captura, profundidade, dentre outros dados. Os pescadores da Z13 são excelentes parceiros e contribuiem com dados para ampliar o entendimento sobre a dinâmica dos cavalos-marinhos na Baía de Guanabara.

Animal capturado acidentalmente na rede de pesca e cedido ao projeto

Ciência Cidadã

A ciência cidadã é uma parceria estabelecida entre pesquisadores e cidadãos, para que esses possam contribuir com dados sobre uma temática através de métodos participativos. Nosso projeto fez em 2022 a primeira capacitação de cientistas cidadãos com moradores da Região dos Lagos. Essa capacitação ocorreu na sede do INEA da APA da Massambaba, em que os participantes aprenderam como coletar dados sistemáticos e quais informações deveriam ser registradas. 

WhatsApp Image 2023-03-07 at 17.17_edited.jpg

Primeira turma de cientistas cidadãos da Região dos Lagos

O que sabemos até agora?

Com a ajuda dos pescadores da colônia de pesca Z13, foi publicado o primeiro registro do cavalo-marinho patagônico na Baía de Guanabara, ampliando a latitude de ocorrência da espécie. Os cientistas cidadãos colaboraram para o registro de cavalos-marinhos em todo entorno da Laguna de Araruama, contemplando os cinco municípios (Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo).

WhatsApp Image 2023-03-07 at 17.16.22.jpeg

Capacitação de cientistas cidadãos na cede do INEA em Praia Seca

bottom of page