top of page
teste 2 primers cauda 21_06_11_edited_edited.jpg

"Genética é uma ferramenta incrível para ajudar a entender a ecologia das espécies"

Natalie Freret-Meurer

Imagem: Natalie Freret-Meurer

Genética

A genética surgiu como uma ferramenta inovadora contribuindo para compreensão das espécies. Identificação, paternidade, diversidade, esses são alguns aspectos que podem ser melhor compreendidos com a utilização das informações contidas no DNA das espécies.

Em nosso projeto, utilizamos a genética para confirmação das espécies de alguns indivíduos que, morfologicamente, têm características compartilhadas de duas espécies, gerando confusão no momento da identificação.  Além disso, foi possível mapear a variabilidade genética das populações do Estado do Rio de Janeiro.

Análise genética.tif

Protocolo de extração de DNA dos cavalos-marinhos

A análise de variabilidade genética nos diz o quanto os indivíduos da mesma espécie que vivem em diversas regiões são diferentes geneticamente. E com isso, temos uma base para a formação de um banco genético de cavalos-marinhos vivos.

O banco genético é como um armazenamento de características genéticas contidas em animais vivos, que representam o que encontramos na natureza naquele determinado momento. 

Ter bancos genéticos de espécies ameaçadas é extremamente importante, considerando a intensidade dos impactos provocados pelos seres humanos no mundo atual. Isso representa que, se uma população natural de um determinado local se extinguir, seremos capazes de recompô-la através da introdução de animais com mesma diversidade genética que os anteriores.

O que sabemos até agora?

A população de cavalos-marinhos do Estado do Rio de Janeiro é geneticamente distinta da do nordeste do Brasil. Apesar da população fluminense de cavalos-marinhos ser bastante coesa e indicar ser uma única população, os animais da Armação de Búzios se mostraram uma população com uma composição genética mais distinta das demais, indicando que essa população se reproduz menos com as outras mais ao sul do Estado.

DSCN6349.JPG

Imagem: Tatiane Fernández

bottom of page