top of page
Experimento Hreidi Tubastraea Ago 18 (8).JPG

"Estudar a relação entre as espécies proporciona  um maior entendimento da interação entre elas e o meio em que vivem."

Gabriela Cabiró

Imagem: Natalie Freret-Meurer

Espécies invasoras

As espécies invasoras são conhecidas como sendo espécies que vêm de outra localidade e se adaptam tão bem ao novo local, que acabam competindo com espécies nativas e as suprimindo. Uma das espécies invasoras marinhas mais conhecidas no litoral brasileiro é o coral-sol Tubastraea spp.. 

Poucas vezes já registramos o cavalo-marinho preso no coral-sol em ambiente natural, porém não existiam estudos sobre possível impacto direto desse coral sobre o cavalo-marinho. A pedido do ICMBio, conduzimos experimentos avaliando a influência direta do coral-sol sobre o cavalo-marinho-do-focinho-longo Hippocampus reidi.

Experimento Hreidi Tubastraea Mai_18 (2).JPG

Experimentos conduzidos por Gabriela Cabiró.

Os experimentos foram conduzidos em confinamento no próprio campo, avaliando a preferência de habitat, comparando se cavalos-marinhos preferem ficar em algas ou no coral-sol. 
Nesses testes, também avaliamos o estado geral do animal, o comportamento e possíveis machucados na pele do cavalo-marinho, causados pelo contato com o coral-sol.

O que sabemos até agora?

Nenhum dos cavalos-marinhos sofreu danos em qualquer um dos experimentos por causa do coral-sol, mas ainda assim, eles preferiram as algas ou, até mesmo, ficarem soltos, a se prenderem nos corais. O comportamento de estresse dos cavalos-marinhos também indicou desconforto em ficar perto dos corais. E como em toda boa ciência, nos resta fazer novas perguntas: por que será que o cavalo-marinho se mostrou tão estressado na presença desses corais? Em breve esse artigo será publicado e estará disponível!

Experimento Hreidi Tubastraea Jul_18 (53).JPG

Imagem: Natalie Freret-Meurer

bottom of page